Notícias

Prêmio Fenacon de Jornalismo anuncia vencedores

Publicado em 22/08/2013

Nesta quarta-feira (21), aconteceu em Gramado a solenidade de entrega do Prêmio Fenacon de Jornalismo, durante a 15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap).

A primeira categoria premiada foi a de Jornalismo Impresso.  A série de reportagens com o tema “Pesadelo Fiscal”, veiculada no jornal Folha de S. Paulo em maio de 2013 e produzida pelo jornalista Ricardo Mioto, foi a vencedora do prêmio.

O vencedor da categoria Jornalismo Multimídia, foi a matéria “Impostos X empreendedorismo X consumidor”, produzida pelo jornalista Wellington Carvalho dos Santos, veiculada na Rádio Estadão, de São Paulo, em junho de 2013.

A solenidade foi encerrada com a entrega do maior prêmio da edição 2013. O Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo, concedido ao trabalho que foi considerado o melhor dentre os inscritos em todas as categorias, foi entregue para João Moura Rocha Sobrinho e sua colega Gabriela Ramos Souza, jornalistas que produziram o Caderno Negócios do jornal Diário do Nordeste (CE), com o tema “Simplificar para enfrentar a informalidade”, veiculado em junho de 2013. “O objetivo deste caderno é mostrar as vantagens em se tornar um microeemprendedor. Eu e minha colega Gabriela utilizamos como gancho a realidade nacional e da cidade de Fortaleza, que é conhecida pela cultura da informalidade”, disse Sobrinho. “Vencer o Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo, além de ser gratificante, traz respaldo ao nosso trabalho e fortalece a discussão sobre empreendedorismo”, declarou Souza.

Prêmio Fenacon de Jornalismo

A premiação foi promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), com apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O objetivo é reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos sobre questões contábeis e tributárias, relacionadas ao desenvolvimento do setor de serviços e das MPEs. “Consideramos que valorizar essas notícias é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do país, pois elas trazem esclarecimentos à população e promovem debates sobre assuntos relevantes para a sociedade”, destaca o presidente da federação, Valdir Pietrobon.

 

Concorreram ao prêmio reportagens produzidas por jornalistas profissionais, veiculadas de 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013, em TVs, jornais, revistas, rádios e sites na internet. As categorias desta edição foram Jornalismo Impresso (jornal e revista) e Jornalismo Multimídia (Online, TV e Rádio), com premiação de R$ 5 mil para os vencedores. Além destas premiações, o Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo, no valor de R$ 15 mil, foi concedido à melhor matéria inscrita em qualquer uma das categorias.

Os trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora do prêmio em 26 de julho, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. A comissão foi composta pelo presidente do sindicato e secretário geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Guto Camargo; pelo diretor de Comunicação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Maurício Melo, e pela jornalista e assessora de comunicação da Fenacon, Vanessa Rezende.

Dentre 139 trabalhos inscritos, foram selecionados cinco finalistas para cada uma das categorias do prêmio, Jornalismo Impresso e Jornalismo Multimídia, que receberam, respectivamente, a inscrição de 63 e de 75 trabalhos.

 

Confira a seguir a lista dos vencedores:

Prêmio de melhor reportagem em Jornalismo Impresso

Série "Pesadelo Fiscal", Folha de S. Paulo. Autor: Ricardo Mioto

Prêmio de melhor reportagem em Jornalismo Multimídia

Reportagem “Impostos X empreendedorismo X consumidor”, Rádio Estadão. Autor: Wellington Carvalho dos Santos

Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo

Caderno Negócios “Simplificar para enfrentar a informalidade”, Diário do Nordeste. Autores: João Moura Rocha Sobrinho e Gabriela Ramos Souza.

Compartilhe: