FAQ

1. Quem pode se inscrever no Prêmio Fenacon de Jornalismo?

Podem participar do prêmio profissionais que atuam em mídias impressas (jornais e revistas), sites jornalísticos e emissoras de rádio e TV de todo o Brasil. O profissional deverá apresentar registro profissional reconhecido pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

2. Em quais categorias poderei concorrer?

Poderão ser inscritas matérias/reportagens nas categorias Jornalismo Impresso e Jornalismo Multimídia. São matérias publicadas em mídias impressas (jornais e revistas), sites jornalísticos e emissoras de rádio e TV, que tenham sido veiculadas de 1° de agosto de 2016 a 19 de setembro de 2017.

3. Como deve ser feita a inscrição?

A inscrição pode ser feita apenas online, pelo site www.premiofenacondejornalismo.com.br. No site, acesse o menu Inscrições. Depois preencha o cadastro e o formulário de envio de trabalhos. Você pode enviar até cinco trabalhos.

Caso a sua conexão caia durante o processo de cadastro ou você prefira concluir o envio de trabalhos posteriormente, basta acessar novamente o menu Inscrições e preencher seu e-mail e CPF para continuar o cadastro.

As informações preenchidas no cadastro inicial não poderão ser alteradas após a primeira confirmação. Se você precisar alterar alguma destas informações, entre em contato pelo e-mail premiojornalismo@fenacon.org.br. Responderemos o mais breve possível.

4. Até que data posso fazer a inscrição?

As inscrições iniciam a partir das 00h00 do dia 24 de julho de 2017 e o encerramento será às 23h59 do dia 29 de setembro de 2017.

5. Há um limite de matérias para inscrição?

Cada profissional poderá inscrever até 5 (cinco) trabalhos no prêmio. Não há limite de inscrições por veículo, apenas por profissional.

6. Quais serão as matérias premiadas?

O Prêmio Fenacon de Jornalismo premiará as pautas sobre os temas:

1) Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas.

2) Representatividade do setor de serviços.

3) Redução da carga tributária para MPEs e setor de serviços.

4) Projetos de desburocratização que contemplem MPEs e setor de serviços.

5) Iniciativas de inovação, educação profissional e responsabilidade social no setor de serviços.

 

7. Quais são as categorias e prêmios?

As categorias do Prêmio Fenacon de Jornalismo são:

  • ·Grande Prêmio Fenacon de Jornalismo

Prêmio em dinheiro de R$ 15 mil

  • ·Prêmio de Melhor reportagem em Jornalismo Jornalismo Impresso (Revista e Jornal)

Prêmio em dinheiro de R$ 5 mil

  • ·Prêmio de Melhor reportagem em Jornalismo Multimídia (TV, Rádio, Online)

Prêmio em dinheiro de R$ 5 mil

8. Devo enviar os trabalhos que quero inscrever em quais formatos de arquivo?

Categoria Jornalismo Impresso: serão aceitos arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .gif, com tamanho de até 20 MB.

Categoria Jornalismo Multimídia: serão aceitos arquivos com tamanho de até 20 MB, nos formatos a seguir:

  • ·Web– .pdf, .jpg ou .gif da matéria e/ou link para acesso online.
  • ·Áudio– .mp3, .wma ou .cd, com duração de até 60 minutos.
  • ·Vídeo– .wmv, .mp4, .dvd ou .avi., com duração de até 60 minutos.

Você poderá também informar um link para a matéria em sites como YouTube ou similares.

9. No caso de emissoras de rádio e TV, posso enviar o programa completo em que a matéria/reportagem está inserida?

As reportagens deverão ser destacadas do programa ou da programação da emissora ou rádio, configurando arquivos específicos para elas. O tempo máximo de duração dos trabalhos é de 60 minutos.

10. Posso inscrever no prêmio uma série de matérias/reportagens?

Caso você tenha produzido uma série de matérias/reportagens relacionada a um dos temas que o Prêmio Fenacon de Jornalismo abrange, deve ser preenchida uma ficha de inscrição para toda a série, ou seja, considere a série como um único trabalho na hora de inscrevê-la.

11. Se a matéria faz parte de uma série, devo inscrever a série completa ou apenas algumas matérias?

Fica ao seu critério. Você tem a opção de inscrever a série completa como um único trabalho ou selecionar as melhores matérias da série para inscrever no prêmio. No segundo caso, para cada matéria selecionada você deve preencher uma ficha de inscrição, podendo inscrever até 5 (cinco) trabalhos por categoria.

12. Como sei que minha inscrição foi recebida pela organização?

Assim que você faz a inscrição online do trabalho, recebe um e-mail confirmando a inscrição de sua matéria/reportagem no Prêmio Fenacon de Jornalismo. A mensagem é enviada para o e-mail que foi cadastrado no sistema.

13. Estudantes de jornalismo podem participar?

Para participar do prêmio é necessário ter registro profissional MTE.

14. Apenas um trabalho é premiado em cada categoria?

Sim, apenas um trabalho será premiado em cada categoria.

15. Quando serão divulgados os ganhadores?

Os vencedores serão anunciados dia 15 de novembro, durante a 17ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, a ser realizada em Manaus (AM).

Além disso, o resultado será divulgado em veículos de comunicação do país.

16. Posso inscrever entrevista em forma de pingue-pongue e matérias veiculadas em jornais de circulação diária?

Não há restrição quanto ao formato da matéria. Matérias publicadas em jornais de circulação diária e entrevista em formato pingue-pongue podem ser inscritas no Prêmio Fenacon de Jornalismo. Podem ser inscritas as matérias individuais, séries de reportagens ou mesmo cadernos especiais de jornais.

17. Posso inscrever matérias que foram publicadas em todos os estados e Distrito Federal no Prêmio Fenacon de Jornalismo?

Não há restrição quanto ao estado. Poderão concorrer ao Prêmio Fenacon de Jornalismo até cinco trabalhos jornalísticos produzidos por jornalistas profissionais, veiculados em TVs, jornais, revistas, rádios e sites.

18. Fiz a minha inscrição no prêmio, mas não consegui anexar os arquivos em PDF da minha reportagem. Mesmo assim, recebi a confirmação de envio da inscrição. Como posso fazer para enviar o arquivo?

Para dar continuidade, acesse o menu Inscrições no site e preencha seu e-mail e CPF. A seguir, você deverá escolher entre as categorias Jornalismo Impresso ou Jornalismo Multimídia, então preencher o formulário e realizar o upload de arquivos seguindo os padrões:

Categoria Jornalismo Impresso: serão aceitos arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .gif, com tamanho de até 20 MB.

Categoria Jornalismo Multimídia: serão aceitos arquivos com tamanho de até 20 MB, nos formatos a seguir:

Web – .pdf, .jpg ou .gif da matéria e/ou link para acesso online.

Áudio – .mp3, .wma ou .cd, com duração de até 60 minutos.

Vídeo – .wmv, .mp4, .dvd ou .avi., com duração de até 60 minutos.

Você poderá também informar um link para a matéria em sites como YouTube ou similares.

A cada trabalho enviado, você receberá um e-mail de confirmação com os dados que preencheu sobre o trabalho inscrito.

Se, mesmo seguindo esses procedimentos, encontrar dificuldades, entre em contato conosco novamente. Estaremos à disposição para auxiliá-lo.